Conheça mais sobre nossos
modelos de franquias
Preencha o formulário para receber informações referentes a franquia ORTHOclínicas.
Todas as especialidades em um só lugar
A ortodontia é a especialidade da Odontologia que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento das dentições, decídua (de leite), mista e permanente e seus desvios de normalidade, prevenindo, interceptando e corrigindo com aparelhos as más oclusões.
Apesar de não existir idade mínima para realizar a primeira consulta ao ortodontista, a época mais oportuna é por volta dos 6 anos de idade, quando se inicia a troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes, o que chamamos de fase da dentição mista.
O clínico geral ou o odontopediatra (dentista responsável pelo tratamento em crianças) normalmente estão preparados para detectar alguma alteração da normalidade e encaminhar o paciente para uma avaliação ortodôntica.
Hoje com o avanço da tecnologia, tratamentos podem ser feitos independentemente da idade do paciente, crianças, adolescentes, adultos ou pacientes da melhor idade, podem se beneficiar com a ortodontia.
Os dentes mal posicionados dificultam a higienização, favorecendo o acúmulo de tártaro e conseqüentemente problemas gengivais. Favorecem também o aparecimento de cáries e o desenvolvimento de funções e hábitos errados tanto mastigatórios como fonéticos. Podemos salientar também a sobrecarga da musculatura da mastigação, podendo levar a dores de cabeça e problemas de articulação temporomandibular – ATM.
O melhor momento para a realização de um tratamento ortodôntico é quando o problema é diagnosticado. No paciente adulto alguns cuidados especiais devam ser tomados e observados, principalmente em relação aos tecidos de suporte dos dentes, gengiva e osso.
Uma das principais funções do tratamento ortodôntico é restabelecer a oclusão dentária (perfeito engrenamento dos dentes superiores e inferiores), que é um dos fatores fundamentais para a correta mastigação, para uma boa nutrição, para a saúde sistêmica e bucal do paciente.
O tratamento com aparelhos em adultos pode ser mais lento e limitado, devido à alguns fatores. Entre eles podemos citar o crescimento ósseo já finalizado, problemas periodontais, perdas precoces de dentes e maior comprometimento das estruturas dentárias devido à presença de próteses ou restaurações extensas.
Apenas o ortodontista, especialista na área, poderá determinar a necessidade ou não de um tratamento ortodôntico. Com base em um correto diagnóstico, o profissional pode orientar o paciente na execução de um tratamento mais adequado. Isso alinha a expectativa do paciente com o objetivo de melhora da oclusão, e a devolução de um sorriso mais harmônico. Ao final terá uma boca mais saudável, uma aparência mais agradável e conseqüentemente uma melhor qualidade de vida.
Na rede ORTHOclínicas todas as nossas unidades contam com especialistas em ortodontia. Isso confere extrema qualidade aos tratamentos e tranquilidade aos pacientes que transformam seus sorrisos conosco.
Trata-se de todos os procedimentos odontológicos da especialidade de Harmonização Orofacial e afins.
Ultimamente, o botox, nome popular da toxina botulínica, tomou um lugar de destaque na Odontologia. Os cirurgiões-dentistas fazem uso terapêutico da substância para o tratamento de diversos tipos de patologias, dores faciais e problemas relacionados com a articulação temporomandibular (ATM) e mais recentemente, após a regulamentação da harmonização orofacial, também o aplicam com finalidade estética, no controle de marcas de expressão na face, na testa ou dos pés de galinha, por exemplo.
Além dele na harmonização orofacial podem ser utilizados preenchedores, que ajudam a hidratar, sustentar e dar volume à estruturas como os lábios, por exemplo, além de pequenas cirurgias como a bichectomia, que afina o rosto do paciente com a remoção da Bola de Bichat, uma estrutura gordurosa que deixa a bochecha mais “gordinha”.
Há diversos tipos de indicações para melhorar a estética facial, e esses devem ser indicados com o critério do cirurgião-dentista. As facetas, laminados ou lentes de contato dentais, por exemplo, tanto de resina como de porcelana, são tratamentos que ajudam a corrigir imperfeições do sorriso.
Um caso bastante comum envolve os chamados “sorrisos gengivais”, nos quais uma porção muito grande da gengiva dos dentes fica exposta quando a pessoa sorri. No entanto, o tratamento geralmente envolve outros procedimentos, como os cirúrgicos. Cada caso precisa ser avaliado individualmente.
Outro uso da toxina botulínica na Odontologia está relacionado à diminuição da força do músculo mastigatório masseter. Nesses casos ele funciona como terapia complementar aos tratamentos de implantes osseointegrados de carga imediata. O botox consegue diminuir a pressão da mastigação temporariamente para que o osso cicatrize ao redor dos implantes. Também é indicado em casos de implantes em pacientes com bruxismo.
Como podem perceber, o botox chegou na Odontologia para valer e na rede ORTHOclínicas estamos preparados para oferecer essa solução a todos os nossos pacientes, através de profissionais devidamente capacitados e atualizados.
A perda de um ou mais dentes implica na dificuldade de mastigação, fala e até no desalinhamento dos demais dentes. É importante que o paciente busque uma solução imediata para que a arcada inteira não seja prejudicada. Nesse exato momento entra em cena a especialidade da implantodontia.
Quais são os tipos de implantes dentários?
Atualmente, existem vários tipos de implantes dentários. O profissional implantodontista é quem fará a indicação da melhor solução para cada caso.
Implante Unitário Simples
Indicação: Pacientes que perderam um ou poucos dentes
Como é feito: Pino de titânio, semelhante a um parafuso, implantado no tecido ósseo, que serve como raiz do dente. Em seguida, é adicionada a prótese sobre o implante.
Benefícios: Modelo mais conhecido e rápido, a adaptação para falar ou mastigar será muito tranquila.
Implante 2×3 (2 implantes para substituir 3 dentes)
Indicação: Pacientes que perderam 3 dentes consecutivos
Como é feito: Dois pinos de titânio em dentes alternados, com três próteses, sendo a do meio sem implante – como uma ponte.
Benefícios: Menor intervenção com resultado final satisfatório. Reduz o custo e tempo do procedimento.
Implante com Prótese Overdenture
Indicação: Pacientes com dificuldades de adaptação a próteses convencionais ou pacientes que desejam maior estabilidade da prótese e eficiência mastigatória.
Como é feito: Implante realizado com dois a três parafusos, de suporte onde é encaixada a prótese móvel (dentadura).
Benefício: Este tipo de implante proporciona maior segurança para o paciente, não desgasta o osso com o atrito e favorece a higienização da prótese, que pode ser retirada.
Implante com Prótese Protocolo
Indicação: Pacientes que perderam todos os dentes de uma arcada e possuem ossos saudáveis para o procedimento de implante.
Como é feito: São instalados de 4 a 8 pinos de titânio em cada arcada, para encaixar uma prótese total fixa. A prótese possui características de gengiva e dentes muito próximos aos reais, tornando a aparência bem natural.
Benefícios: Total segurança e poder mastigatório muito próximo dos dentes naturais.
Todos os tipos de implantes você encontra aqui na ORTHOclínicas. Com a correta manutenção (higiene bucal correta e as visitas periódicas ao dentista) você terá seu novo sorriso bonito e saudável por mais tempo.
Dentística
Parte da Odontologia que através das restaurações devolvem ao dente afetado pela cárie as suas formas e sua funções normais. O dentista remove a parte do dente que esta deteriorada, limpa a área atingida e preenche a cavidade com material de restauração, que podem ser ouro, porcelana, resina composta (restauração da cor do dente) e amálgama (uma liga de mercúrio, prata, cobre, estanho e algumas vezes zinco).
Odontopediatria
Diz respeito a todos os atendimentos direcionados às crianças. Desde a profilaxia (limpeza) e aplicação de flúor, até restaurações de dentes cariados, aplicação de selantes, extração de dentes-de-leite e até mesmo tratamento de canal, caso o dente decíduo necessite. Com o nascimento do primeiro dentinho, já deve-se iniciar esses cuidados.
Endodontia
Especialidade odontológica popularmente conhecida como Tratamento de Canal, responsável pela prevenção e tratamento das doenças da polpa do dente. A endodontia também atua no tratamento clinico-terápico dos casos de necrose pulpar e suas possíveis consequências, como abscessos, cistos de pequeno e médio porte, dentre outros. O tratamento de canal consiste na remoção da polpa dental, uma estrutura viva que contém, entre outros elementos, nervos e vasos sanguíneos.
Bruxismo
É um ranger ou um forte apertar dos dentes. O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados. O bruxismo pode acarretar na destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva, além de levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, como síndrome da articulação temporomandibular (ATM).
O uso de um dispositivo personalizado para dormir é um dos tipos de tratamento. O dispositivo encaixa-se sobre os dentes superiores e os protege de se triturarem com os dentes inferiores. Apesar de o dispositivo ser uma boa maneira para lidar com bruxismo, ele não é uma cura. Por isso, cada caso deve ser tratado com exclusividade.
Cirurgia Oral Menor
Especialidade odontológica responsável pelo tratamento de problemas relacionados aos dentes e ossos da região da face. Trata desde a remoção de dentes inclusos (como o siso), até a realização de enxertos ósseos e posterior colocação de implantes, além de intervenções em alterações patológicas (como tumores), malformações estruturais e traumas dos ossos da face.
Periodontia
Diz respeito a todos os tratamentos que envolvem as gengivas e o osso de suporte dos dentes. Nela são tratadas as gengivites e periodontites, além da remoção do tártaro, que geralmente é o causador de ambas.
Próteses
Tratamentos reabilitadores onde o dentista repõe a falta de um, alguns ou todos os dentes do paciente. Podem ser fixas ou removíveis, dependendo da necessidade e possibilidade do caso.
Todas as especialidades
em um só lugar
A ortodontia é a especialidade da Odontologia que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento das dentições, decídua (de leite), mista e permanente e seus desvios de normalidade, prevenindo, interceptando e corrigindo com aparelhos as más oclusões.
Apesar de não existir idade mínima para realizar a primeira consulta ao ortodontista, a época mais oportuna é por volta dos 6 anos de idade, quando se inicia a troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes, o que chamamos de fase da dentição mista.
O clínico geral ou o odontopediatra (dentista responsável pelo tratamento em crianças) normalmente estão preparados para detectar alguma alteração da normalidade e encaminhar o paciente para uma avaliação ortodôntica.
Hoje com o avanço da tecnologia, tratamentos podem ser feitos independentemente da idade do paciente, crianças, adolescentes, adultos ou pacientes da melhor idade, podem se beneficiar com a ortodontia.
Os dentes mal posicionados dificultam a higienização, favorecendo o acúmulo de tártaro e conseqüentemente problemas gengivais. Favorecem também o aparecimento de cáries e o desenvolvimento de funções e hábitos errados tanto mastigatórios como fonéticos. Podemos salientar também a sobrecarga da musculatura da mastigação, podendo levar a dores de cabeça e problemas de articulação temporomandibular – ATM.
O melhor momento para a realização de um tratamento ortodôntico é quando o problema é diagnosticado. No paciente adulto alguns cuidados especiais devam ser tomados e observados, principalmente em relação aos tecidos de suporte dos dentes, gengiva e osso.
Uma das principais funções do tratamento ortodôntico é restabelecer a oclusão dentária (perfeito engrenamento dos dentes superiores e inferiores), que é um dos fatores fundamentais para a correta mastigação, para uma boa nutrição, para a saúde sistêmica e bucal do paciente.
O tratamento com aparelhos em adultos pode ser mais lento e limitado, devido à alguns fatores. Entre eles podemos citar o crescimento ósseo já finalizado, problemas periodontais, perdas precoces de dentes e maior comprometimento das estruturas dentárias devido à presença de próteses ou restaurações extensas.
Apenas o ortodontista, especialista na área, poderá determinar a necessidade ou não de um tratamento ortodôntico. Com base em um correto diagnóstico, o profissional pode orientar o paciente na execução de um tratamento mais adequado. Isso alinha a expectativa do paciente com o objetivo de melhora da oclusão, e a devolução de um sorriso mais harmônico. Ao final terá uma boca mais saudável, uma aparência mais agradável e conseqüentemente uma melhor qualidade de vida.
Na rede ORTHOclínicas todas as nossas unidades contam com especialistas em ortodontia. Isso confere extrema qualidade aos tratamentos e tranquilidade aos pacientes que transformam seus sorrisos conosco.
Trata-se de todos os procedimentos odontológicos da especialidade de Harmonização Orofacial e afins.
Ultimamente, o botox, nome popular da toxina botulínica, tomou um lugar de destaque na Odontologia. Os cirurgiões-dentistas fazem uso terapêutico da substância para o tratamento de diversos tipos de patologias, dores faciais e problemas relacionados com a articulação temporomandibular (ATM) e mais recentemente, após a regulamentação da harmonização orofacial, também o aplicam com finalidade estética, no controle de marcas de expressão na face, na testa ou dos pés de galinha, por exemplo.
Além dele na harmonização orofacial podem ser utilizados preenchedores, que ajudam a hidratar, sustentar e dar volume à estruturas como os lábios, por exemplo, além de pequenas cirurgias como a bichectomia, que afina o rosto do paciente com a remoção da Bola de Bichat, uma estrutura gordurosa que deixa a bochecha mais “gordinha”.
Há diversos tipos de indicações para melhorar a estética facial, e esses devem ser indicados com o critério do cirurgião-dentista. As facetas, laminados ou lentes de contato dentais, por exemplo, tanto de resina como de porcelana, são tratamentos que ajudam a corrigir imperfeições do sorriso.
Um caso bastante comum envolve os chamados “sorrisos gengivais”, nos quais uma porção muito grande da gengiva dos dentes fica exposta quando a pessoa sorri. No entanto, o tratamento geralmente envolve outros procedimentos, como os cirúrgicos. Cada caso precisa ser avaliado individualmente.
Outro uso da toxina botulínica na Odontologia está relacionado à diminuição da força do músculo mastigatório masseter. Nesses casos ele funciona como terapia complementar aos tratamentos de implantes osseointegrados de carga imediata. O botox consegue diminuir a pressão da mastigação temporariamente para que o osso cicatrize ao redor dos implantes. Também é indicado em casos de implantes em pacientes com bruxismo.
Como podem perceber, o botox chegou na Odontologia para valer e na rede ORTHOclínicas estamos preparados para oferecer essa solução a todos os nossos pacientes, através de profissionais devidamente capacitados e atualizados.
A perda de um ou mais dentes implica na dificuldade de mastigação, fala e até no desalinhamento dos demais dentes. É importante que o paciente busque uma solução imediata para que a arcada inteira não seja prejudicada. Nesse exato momento entra em cena a especialidade da implantodontia.
Quais são os tipos de implantes dentários?
Atualmente, existem vários tipos de implantes dentários. O profissional implantodontista é quem fará a indicação da melhor solução para cada caso.
Implante Unitário Simples
Indicação: Pacientes que perderam um ou poucos dentes
Como é feito: Pino de titânio, semelhante a um parafuso, implantado no tecido ósseo, que serve como raiz do dente. Em seguida, é adicionada a prótese sobre o implante.
Benefícios: Modelo mais conhecido e rápido, a adaptação para falar ou mastigar será muito tranquila.
Implante 2×3 (2 implantes para substituir 3 dentes)
Indicação: Pacientes que perderam 3 dentes consecutivos
Como é feito: Dois pinos de titânio em dentes alternados, com três próteses, sendo a do meio sem implante – como uma ponte.
Benefícios: Menor intervenção com resultado final satisfatório. Reduz o custo e tempo do procedimento.
Implante com Prótese Overdenture
Indicação: Pacientes com dificuldades de adaptação a próteses convencionais ou pacientes que desejam maior estabilidade da prótese e eficiência mastigatória.
Como é feito: Implante realizado com dois a três parafusos, de suporte onde é encaixada a prótese móvel (dentadura).
Benefício: Este tipo de implante proporciona maior segurança para o paciente, não desgasta o osso com o atrito e favorece a higienização da prótese, que pode ser retirada.
Implante com Prótese Protocolo
Indicação: Pacientes que perderam todos os dentes de uma arcada e possuem ossos saudáveis para o procedimento de implante.
Como é feito: São instalados de 4 a 8 pinos de titânio em cada arcada, para encaixar uma prótese total fixa. A prótese possui características de gengiva e dentes muito próximos aos reais, tornando a aparência bem natural.
Benefícios: Total segurança e poder mastigatório muito próximo dos dentes naturais.
Todos os tipos de implantes você encontra aqui na ORTHOclínicas. Com a correta manutenção (higiene bucal correta e as visitas periódicas ao dentista) você terá seu novo sorriso bonito e saudável por mais tempo.
Dentística
Parte da Odontologia que através das restaurações devolvem ao dente afetado pela cárie as suas formas e sua funções normais. O dentista remove a parte do dente que esta deteriorada, limpa a área atingida e preenche a cavidade com material de restauração, que podem ser ouro, porcelana, resina composta (restauração da cor do dente) e amálgama (uma liga de mercúrio, prata, cobre, estanho e algumas vezes zinco).
Odontopediatria
Diz respeito a todos os atendimentos direcionados às crianças. Desde a profilaxia (limpeza) e aplicação de flúor, até restaurações de dentes cariados, aplicação de selantes, extração de dentes-de-leite e até mesmo tratamento de canal, caso o dente decíduo necessite. Com o nascimento do primeiro dentinho, já deve-se iniciar esses cuidados.
Endodontia
Especialidade odontológica popularmente conhecida como Tratamento de Canal, responsável pela prevenção e tratamento das doenças da polpa do dente. A endodontia também atua no tratamento clinico-terápico dos casos de necrose pulpar e suas possíveis consequências, como abscessos, cistos de pequeno e médio porte, dentre outros. O tratamento de canal consiste na remoção da polpa dental, uma estrutura viva que contém, entre outros elementos, nervos e vasos sanguíneos.
Bruxismo
É um ranger ou um forte apertar dos dentes. O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados. O bruxismo pode acarretar na destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva, além de levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, como síndrome da articulação temporomandibular (ATM).
O uso de um dispositivo personalizado para dormir é um dos tipos de tratamento. O dispositivo encaixa-se sobre os dentes superiores e os protege de se triturarem com os dentes inferiores. Apesar de o dispositivo ser uma boa maneira para lidar com bruxismo, ele não é uma cura. Por isso, cada caso deve ser tratado com exclusividade.
Cirurgia Oral Menor
Especialidade odontológica responsável pelo tratamento de problemas relacionados aos dentes e ossos da região da face. Trata desde a remoção de dentes inclusos (como o siso), até a realização de enxertos ósseos e posterior colocação de implantes, além de intervenções em alterações patológicas (como tumores), malformações estruturais e traumas dos ossos da face.
Periodontia
Diz respeito a todos os tratamentos que envolvem as gengivas e o osso de suporte dos dentes. Nela são tratadas as gengivites e periodontites, além da remoção do tártaro, que geralmente é o causador de ambas.
Próteses
Tratamentos reabilitadores onde o dentista repõe a falta de um, alguns ou todos os dentes do paciente. Podem ser fixas ou removíveis, dependendo da necessidade e possibilidade do caso.
Conheça nosso modelo de negócio
e veja como podemos te ajudar
Cadastre-se e receba nosso material
Tenha sua própria unidade
Cadastre-se e receba mais informações
Tenha sua própria unidade
Cadastre-se e receba mais informações
TRANSFORMANDO
SORRISOS E PESSOAS