ORTHOclínicas

Bruxismo – Sinais e sintomas desse problema

O Bruxismo é uma desordem funcional em que a pessoa fica rangendo e comprimindo os dentes. Quando acontece durante o dia é chamado de bruxismo em vigília, e quando acontece durante a noite (mais comum) é conhecido por bruxismo do sono.

Quando ocorre com a pessoa acordada é comum o apertar dos dentes acontecer em momentos de estresse, tensão, nervoso ou até mesmo quando se está muito concentrado durante uma atividade.

Esse tipo de bruxismo ainda pode ser causado como reação de alguns medicamentos, principalmente aqueles usados contra ansiedade, mal de Parkinson e outros problemas motores. O bruxismo em vigília está relacionado às dores musculares na face e cabeça, isso porque a musculatura fica tensionada em uma mesma posição por muito tempo.

Já o bruxismo de sono é comum ranger os dentes nas fases em que o sono está mais leve. Esse distúrbio pode ser causado por uma desproporção de neurotransmissores no cérebro ou reação de medicações como a serotonina, problemas neurológicos ou distúrbios respiratórios.

Nesse tipo de bruxismo, os fatores emocionais não são causadores, mas podem aumentar a freqüência do bruxismo, assim como a cafeína, o fumo e álcool também estão relacionados.

Sinais e sintomas do bruxismo:

  • Dentes achatados e lascados;
  • Esmalte dentário desgastado;
  • Sensibilidade dentária;
  • Dor na face e mandíbula;
  • Dor de cabeça;
  • Línguas e bochechas marcadas.

O tratamento tem por objetivo reduzir a dor, evitar danos permanentes aos dentes e reduzir o ranger dos dentes, para isso é indicado o uso de uma placa protetora, que irá manter a mandíbula relaxada.

Se você tem bruxismo ou conhece alguém que tenha, não perca tempo (nem o esmalte dos seus dentes). Na ORTHOclínicas estamos aptos a ajudar a resolver esse problema oferecendo a melhor solução e realizando seu tratamento com qualidade e profissionalismo.

Posts Recomendados

Nova unidade ORTHOclínicas – Conceição da Aparecida-MG
No dia 17/11/23 foi inaugurada mais uma unidade da rede ORTHOclínicas, aumentando ainda mais a nossa presença de dominância na região sul de Monas Gerais. Falamos da ORTHOclínicas Conceição da
Leia Mais
Franquia Odontológica – a segurança do primeiro negócio
Adquirir uma franquia odontológica como a ORTHOclínicas pode ser uma excelente opção para um jovem dentista que está buscando iniciar sua carreira com sucesso e garantir um crescimento profissional sólido.
Leia Mais
Nova unidade ORTHOclínicas – Goiânia Praça Cívica – GO
No dia 01/04/23 foi inaugurada mais uma unidade da rede ORTHOclínicas. E para nossa imensa alegria, trata-se da nossa primeira unidade na região Centro-Oeste do Brasil. Trata-se da ORTHOclínicas Goiânia
Leia Mais
Cuidados pós extração de sisos
Hoje nós aqui da ORTHOclínicas queremos reforçar com vocês alguns dos principais cuidados pós cirúrgicos para pacientes que fazem extração dentária de sisos. Como sabemos, a extração dos sisos muitas
Leia Mais