ORTHOclínicas

Quanto tempo o coronavírus vive em cada superfície

Estudos avaliados pela OMS  (Organização Mundial de Saúde) apontam que o coronavírus pode persistir nas superfícies por algumas horas ou, até mesmo, vários dias. Isto pode variar e depende das condições do local, do clima e da umidade do ambiente.

Como sabemos, as pessoas podem pegar o Covid-19 de outras pessoas que têm o vírus. A doença pode se espalhar de pessoa para pessoa através de pequenas gotículas do nariz ou da boca que se espalham quando uma pessoa com a doença tosse ou exala.

Essas gotículas pousam em objetos e superfícies ao redor da pessoa. Outras pessoas pegam o Covid-19 tocando esses objetos ou superfícies e depois tocando nos olhos, nariz ou boca.

Por isso, a recomendação da OMS é de que, caso você desconfie que uma superfície está contaminada, limpe-a com um desinfetante e evite tocar nos olhos, na boca ou no nariz. Então, após isso, higienize as mãos com álcool ou lave-as com água e sabão.

Resultados de estudos sobre a resistência do coronavírus nas superfícies

A maioria dos estudos existentes referenciam-se ao HCoV-229E, um coronavírus endêmico, causador comum de infecções de vias aéreas superiores e bastante parecido com o novo coronavírus. Em diferentes materiais e superfícies, ele pode permanecer infeccioso por de 2 horas até nove dias.

Temperaturas entre 30 e 40°C são capazes de diminuir a duração da persistência de coronavírus com maior patogenicidade. Por outro lado, temperaturas mais frias parecem favorecer a persistência do vírus, que pode ser maior do que 28 dias.

Veja alguns exemplos de superfícies o o tempo de persistência do coronavírus nelas:

  • Alumínio: 2 a 8 horas
  • Luvas Cirúrgicas: 8 horas
  • Aço: 48 horas
  • Madeira: 4 dias
  • Vidro: 4 dias
  • Papel: 4 a 5 dias
  • Plástico: 5 dias

O que podemos fazer para nos prevenir ???

A melhor maneira de prevenir é minimizar o contato, mantendo hábitos de higiene pessoal. Fique em casa se estiver doente, reduza o contato próximo com outras pessoas, cubra a boca se espirrar ou tossir e lave as mãos regularmente por pelo menos 20 segundos.

 

Conclusão

Faça a sua parte. Cuide da higiene. Fique em casa. E em caso de qualquer urgência odontológica ligue para seu dentista. Todas as unidades da ORTHOclínicas estão com seus telefones/whatsapp ativos para oferecer o suporte necessário nesse momento.

Posts Recomendados

Nova unidade ORTHOclínicas – Conceição da Aparecida-MG
No dia 17/11/23 foi inaugurada mais uma unidade da rede ORTHOclínicas, aumentando ainda mais a nossa presença de dominância na região sul de Monas Gerais. Falamos da ORTHOclínicas Conceição da
Leia Mais
Franquia Odontológica – a segurança do primeiro negócio
Adquirir uma franquia odontológica como a ORTHOclínicas pode ser uma excelente opção para um jovem dentista que está buscando iniciar sua carreira com sucesso e garantir um crescimento profissional sólido.
Leia Mais
Nova unidade ORTHOclínicas – Goiânia Praça Cívica – GO
No dia 01/04/23 foi inaugurada mais uma unidade da rede ORTHOclínicas. E para nossa imensa alegria, trata-se da nossa primeira unidade na região Centro-Oeste do Brasil. Trata-se da ORTHOclínicas Goiânia
Leia Mais
Cuidados pós extração de sisos
Hoje nós aqui da ORTHOclínicas queremos reforçar com vocês alguns dos principais cuidados pós cirúrgicos para pacientes que fazem extração dentária de sisos. Como sabemos, a extração dos sisos muitas
Leia Mais