ORTHOclínicas

Coronavírus na Odontologia – Tudo que você precisa saber

Como todo mundo sabe, a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou no dia 11/03/2020 que o surto do coronavírus agora trata-se de uma “pandemia global”. Tanto pelos noticiários, quanto pela internet, circula muita desinformação, e é justamente por isso, que nós da ORTHOclínicas resolvemos falar sobre o assunto pra esclarecer o que os nossos atuais e futuros pacientes precisam saber sobre o COVID-19, ou coronavírus.

O que fazer para evitar o contágio pelo coronavírus?

  • Lavar as mãos com frequência, com água e sabão. Álcool gel funciona também;
  • Evitar aglomerações e manter distância das pessoas com tosse ou febre recente;
  • Tossir cobrindo a boca e o nariz com o cotovelo flexionado, evitar tocar olhos, nariz e boca;
  • Evitar ambientes fechados com pouca ou nenhuma circulação de ar natural;
  • Evitar viajar para regiões onde houve grande incidência da doença, assim como evitar visitar pessoas que neles estiveram recentemente;

Quais são os sintomas do coronavírus?

Os sintomas são os mesmos de uma gripe comum. Pode ter febre ou não, tosse e dificuldade de respirar. Alguns pacientes relatam dor, congestão nasal, dor de garganta e diarreia.

O que eu devo fazer se suspeitar que estou doente?

Se você apresentar os sintomas compatíveis com a doença (febre, tosse, dificuldade para respirar) deve ligar para uma unidade de saúde, ou hospital, relatar sua dúvida e solicitar a visita de uma equipe. NÃO VÁ até o hospital ou postinho para evitar que você contamine as pessoa que lá estão.

Mas e na Odontologia, como fica? Posso iniciar ou continuar meu tratamento?

Nós da ORTHOclínicas já tínhamos na nossa rotina todas as boas práticas e recomendações da OMS para reduzir a exposição a quaisquer outras ameaças. Pra nós é fundamental proteger a saúde da nossa equipe, dos nossos pacientes e de suas famílias. Com o surto atual do COVID-19, apenas ajustamos algumas dessas práticos e mantivemos as demais já instauradas na nossa rotina:

  • Atendemos com horário marcado evitando aglomerações na recepção
  • Utilizamos sempre, em todos os atendimentos, apenas materiais descartáveis e instrumentais esterilizados.
  • Mantemos constantemente limpas as áreas de uso comum, como recepção e banheiros, com água, sabão e álcool em gel nas dependências da clínica para assepsia das mãos.
  • Atendimentos eletivos (não urgência) em pacientes maiores de 65 anos, se possível, estão sendo remarcados.
  • Estamos realizando anamneses mais específicas, atentos a possíveis sinais e sintomas do COVID-19. Quem já está em tratamento também será questionado.

Na dúvida converse com seu dentista. Somos profissionais da saúde, e não entendemos só de boca. Num momento de crise como esse, é preciso combater as fakenews que inundam a internet.

Pânico não ajuda em nada. Juntos passaremos por tudo isso e em breve voltaremos à normalidade.

COMPARTILHEM essas informações com seus amigos e familiares. O coronavírus é uma realidade e a prevenção é dever de todos.

Posts Recomendados

Nova unidade ORTHOclínicas – Conceição da Aparecida-MG
No dia 17/11/23 foi inaugurada mais uma unidade da rede ORTHOclínicas, aumentando ainda mais a nossa presença de dominância na região sul de Monas Gerais. Falamos da ORTHOclínicas Conceição da
Leia Mais
Franquia Odontológica – a segurança do primeiro negócio
Adquirir uma franquia odontológica como a ORTHOclínicas pode ser uma excelente opção para um jovem dentista que está buscando iniciar sua carreira com sucesso e garantir um crescimento profissional sólido.
Leia Mais
Nova unidade ORTHOclínicas – Goiânia Praça Cívica – GO
No dia 01/04/23 foi inaugurada mais uma unidade da rede ORTHOclínicas. E para nossa imensa alegria, trata-se da nossa primeira unidade na região Centro-Oeste do Brasil. Trata-se da ORTHOclínicas Goiânia
Leia Mais
Cuidados pós extração de sisos
Hoje nós aqui da ORTHOclínicas queremos reforçar com vocês alguns dos principais cuidados pós cirúrgicos para pacientes que fazem extração dentária de sisos. Como sabemos, a extração dos sisos muitas
Leia Mais