ORTHOclínicas

Aparelhos Removíveis – Tipos e Cuidados de Conservação

Conquistar o sorriso dos sonhos requer, em alguns casos, o uso de aparelhos. E apesar de estarmos mais acostumados com aparelhos fixos, alguns casos devem ser tratados com aparelhos removíveis.

Os Aparelhos Removíveis podem ser:

Aparelhos de Contenção: Com o objetivo de manter os dentes em suas posições corretas, são aquela placas usadas após o término do tratamento ortodôntico com aparelho fixo.

Aparelhos Ortopédicos: São usados com o objetivo de influenciar o crescimento dos ossos maxilares, reposicionar a mandíbula e controlar a posição da língua, lábios e musculatura das bochechas.

Como cuidar e limpar o aparelho removível:

  • É importante usar seu aparelho durante o maior tempo possível.
  • Para guardar o aparelho, use sempre o estojo apropriado. Nunca embrulhe em guardanapo e nem coloque no bolso. Coloque seu nome e telefone no estojo de seu aparelho, para facilitar sua devolução, caso você o perca.
  • Se não puder usar o aparelho (quebra, falta de adaptação, estiver machucando…), guarde-o no estojo e telefone para o seu dentista.
  • O aparelho removível pode pressionar os dentes, mas nunca machucar. É normal acontecer algum desconforto nos três primeiros dias, após as ativações.
  • Durante a primeira semana de uso do aparelho, irá ter um aumento no fluxo salivar, gerando alterações durante a fala.
  • Deixe-o longe dos animais de estimação.
  • É possível beber água com o aparelho, mas deverá ser retirado para beber sucos e refrigerantes.
  • Nunca coloque o aparelho, após as refeições, sem ter escovado os dentes e o próprio aparelho.
  • Para uma boa higienização do aparelho, escove-o com creme dental diariamente. Outra opção é usar as pastilhas efervescentes “Corega Tabs” (à venda em farmácias), e use-as conforme indicação do fabricante.
  • Não coloque o seu aparelho em água fervente ou próximo ao fogo ou álcool, pois ele poderá se deformar.

Nós da rede ORTHOclínicas esperamos que essas dicas ajudem a conservar bem seus aparelhos removíveis. Na dúvida, em todas as nossas unidades há um especialista pronto para prestar a orientação necessária.

Posts Recomendados

Nova unidade ORTHOclínicas – Conceição da Aparecida-MG
No dia 17/11/23 foi inaugurada mais uma unidade da rede ORTHOclínicas, aumentando ainda mais a nossa presença de dominância na região sul de Monas Gerais. Falamos da ORTHOclínicas Conceição da
Leia Mais
Franquia Odontológica – a segurança do primeiro negócio
Adquirir uma franquia odontológica como a ORTHOclínicas pode ser uma excelente opção para um jovem dentista que está buscando iniciar sua carreira com sucesso e garantir um crescimento profissional sólido.
Leia Mais
Nova unidade ORTHOclínicas – Goiânia Praça Cívica – GO
No dia 01/04/23 foi inaugurada mais uma unidade da rede ORTHOclínicas. E para nossa imensa alegria, trata-se da nossa primeira unidade na região Centro-Oeste do Brasil. Trata-se da ORTHOclínicas Goiânia
Leia Mais
Cuidados pós extração de sisos
Hoje nós aqui da ORTHOclínicas queremos reforçar com vocês alguns dos principais cuidados pós cirúrgicos para pacientes que fazem extração dentária de sisos. Como sabemos, a extração dos sisos muitas
Leia Mais