ORTHOclínicas

Ortodontia – você precisa de aparelho?

A ortodontia é a especialidade da Odontologia que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento das dentições, decídua (de leite), mista e permanente e seus desvios de normalidade, prevenindo, interceptando e corrigindo com aparelhos as más oclusões.

Quando usar aparelho ???

Apesar de não existir idade mínima para realizar a primeira consulta ao ortodontista, a época mais oportuna é por volta dos 6 anos de idade, quando se inicia a troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes, o que chamamos de fase da dentição mista.

O clínico geral ou o odontopediatra (dentista responsável pelo tratamento em crianças) normalmente estão preparados para detectar alguma alteração da normalidade e encaminhar o paciente para uma avaliação ortodôntica.

Hoje com o avanço da tecnologia, tratamentos podem ser feitos independentemente da idade do paciente, crianças, adolescentes, adultos ou pacientes da melhor idade, podem se beneficiar com a ortodontia.

Os dentes mal posicionados dificultam a higienização, favorecendo o acúmulo de tártaro e conseqüentemente problemas gengivais. Favorecem também o aparecimento de cáries e o desenvolvimento de funções e hábitos errados tanto mastigatórios como fonéticos. Podemos salientar também a sobrecarga da musculatura da mastigação, podendo levar a dores de cabeça e problemas de articulação temporomandibular – ATM.

O melhor momento para a realização de um tratamento ortodôntico é quando o problema é diagnosticado. No paciente adulto alguns cuidados especiais devam ser tomados e observados, principalmente em relação aos tecidos de suporte dos dentes, gengiva e osso.

Porque usar aparelho ???

Uma das principais funções do tratamento ortodôntico é restabelecer a oclusão dentária (perfeito engrenamento dos dentes superiores e inferiores), que é um dos fatores fundamentais para a correta mastigação, para uma boa nutrição, para a saúde sistêmica e bucal do paciente.

O tratamento com aparelhos em adultos pode ser mais lento e limitado, devido à alguns fatores. Entre eles podemos citar o crescimento ósseo já finalizado, problemas periodontais, perdas precoces de dentes e maior comprometimento das estruturas dentárias devido à presença de próteses ou restaurações extensas.

Apenas o ortodontista, especialista na área, poderá determinar a necessidade ou não de um tratamento ortodôntico. Com base em um correto diagnóstico, o profissional pode orientar o paciente na execução de um tratamento mais adequado. Isso alinha a expectativa do paciente com o objetivo de melhora da oclusão, e a devolução de um sorriso mais harmônico. Ao final terá uma boca mais saudável, uma aparência mais agradável e conseqüentemente uma melhor qualidade de vida.

Na rede ORTHOclínicas todas as nossas unidades contam com especialistas em ortodontia. Isso confere extrema qualidade aos tratamentos e tranquilidade aos pacientes que transformam seus sorrisos conosco.

Posts Recomendados

Nova unidade ORTHOclínicas – Conceição da Aparecida-MG
No dia 17/11/23 foi inaugurada mais uma unidade da rede ORTHOclínicas, aumentando ainda mais a nossa presença de dominância na região sul de Monas Gerais. Falamos da ORTHOclínicas Conceição da
Leia Mais
Franquia Odontológica – a segurança do primeiro negócio
Adquirir uma franquia odontológica como a ORTHOclínicas pode ser uma excelente opção para um jovem dentista que está buscando iniciar sua carreira com sucesso e garantir um crescimento profissional sólido.
Leia Mais
Nova unidade ORTHOclínicas – Goiânia Praça Cívica – GO
No dia 01/04/23 foi inaugurada mais uma unidade da rede ORTHOclínicas. E para nossa imensa alegria, trata-se da nossa primeira unidade na região Centro-Oeste do Brasil. Trata-se da ORTHOclínicas Goiânia
Leia Mais
Cuidados pós extração de sisos
Hoje nós aqui da ORTHOclínicas queremos reforçar com vocês alguns dos principais cuidados pós cirúrgicos para pacientes que fazem extração dentária de sisos. Como sabemos, a extração dos sisos muitas
Leia Mais