ORTHOclínicas

Benefícios do Botox na Odontologia

Ultimamente, o botox, nome popular da toxina botulínica, tomou um lugar de destaque na Odontologia. Os cirurgiões-dentistas fazem uso terapêutico da substância para o tratamento de diversos tipos de patologias, dores faciais e problemas relacionados com a articulação temporomandibular (ATM) e mais recentemente, após a regulamentação da harmonização orofacial, também o aplicam com finalidade estética.

Esse é um medicamento biológico injetável que, por meio de maneira temporária, inibe a contração de determinados músculos faciais relacionados a problemas estéticos e funcionais. Para ser mais exato, ele atua sobre os nervos motores, impedindo a liberação de neurotransmissores que provocam a contração muscular no rosto.

Com isso, ocorre a paralisação parcial ou eventualmente total de certos grupos musculares. É dessa forma que os resultados terapêuticos e estéticos são obtidos.

Há diversos tipos de patologias com consequência potencialmente atenuadas com o botox, que deve ser prescrito a critério do cirurgião-dentista. Um caso bastante comum envolve os chamados “sorrisos gengivais”, nos quais uma porção muito grande da gengiva dos dentes fica exposta quando a pessoa sorri. No entanto, o tratamento geralmente envolve outros procedimentos, como os cirúrgicos. Cada caso precisa ser avaliado individualmente.

Outro uso da toxina botulínica na Odontologia está relacionado à diminuição da força do músculo mastigatório masseter. Nesses casos ele funciona como terapia complementar aos tratamentos de implantes osseointegrados de carga imediata. O botox consegue diminuir a pressão da mastigação temporariamente para que o osso cicatrize ao redor dos implantes. Também é indicado em casos de implantes em pacientes com bruxismo.

O tratamento de linhas faciais hipercinéticas também faz parte das indicações de bula da toxina botulínica. Estamos falando do controle de marcas de expressão na testa ou dos pés de galinha, por exemplo.

Como podem perceber, o botox chegou na Odontologia para valer e na rede ORTHOclínicas estamos preparados para oferecer essa solução a todos os nossos pacientes, através de profissionais devidamente capacitados e atualizados.

Posts Recomendados

Nova unidade ORTHOclínicas – Conceição da Aparecida-MG
No dia 17/11/23 foi inaugurada mais uma unidade da rede ORTHOclínicas, aumentando ainda mais a nossa presença de dominância na região sul de Monas Gerais. Falamos da ORTHOclínicas Conceição da
Leia Mais
Franquia Odontológica – a segurança do primeiro negócio
Adquirir uma franquia odontológica como a ORTHOclínicas pode ser uma excelente opção para um jovem dentista que está buscando iniciar sua carreira com sucesso e garantir um crescimento profissional sólido.
Leia Mais
Nova unidade ORTHOclínicas – Goiânia Praça Cívica – GO
No dia 01/04/23 foi inaugurada mais uma unidade da rede ORTHOclínicas. E para nossa imensa alegria, trata-se da nossa primeira unidade na região Centro-Oeste do Brasil. Trata-se da ORTHOclínicas Goiânia
Leia Mais
Cuidados pós extração de sisos
Hoje nós aqui da ORTHOclínicas queremos reforçar com vocês alguns dos principais cuidados pós cirúrgicos para pacientes que fazem extração dentária de sisos. Como sabemos, a extração dos sisos muitas
Leia Mais