A prótese dentária (ou prótese dental) é a especialidade da Odontologia que lida com a reposição de tecidos bucais e dentes perdidos, visando restaurar e manter a forma, função, aparência e saúde bucal. Apesar de mais comum em pacientes adultos e idosos, podem ser necessárias em crianças e adolescentes.
Tipos de próteses
Assim como os aparelhos, as próteses podem ser fixas ou removíveis, e quanto a sua forma de sustentação podem ser muco-suportadas (dentaduras convencionais apoiadas na gengiva), dento-muco-suportadas (próteses parciais removíveis), implanto-suportadas (apoiadas em implantes dentários unitários ou múltiplos como nos casos de próteses totais fixas, os protocolos) ou até mesmo dento-suportadas quando o remanescente dental é quem a sustenta.
Próteses fixas
Por excelências as próteses dentárias fixas são as coroas e as pontes. As coroas são capas cerâmica ou metálicas utilizadas para substituir a capa original de um dente quando ainda resta uma parte dele. Já as pontes são coroas que se apoiam em outros dentes, quando não resta sequer um pedaço original do dente a ser substituído.
Próteses removíveis
Podem ser confeccionadas de várias formas e por serem removíveis têm a vantagem de poderem ser retiradas para higienização. Podem ser retidas por grampos, encaixes ou simplesmente, pela retenção e pressão dada pela anatomia da mucosa do paciente.
De entre todas as próteses removíveis,a mais comum é a prótese total também conhecida como dentadura. Confeccionada para suprir a ausência de todos os dentes do paciente. Outro modelo bastante utilizado é a PPR (prótese parcial removível), que é feita sobre uma estrutura metálica em pacientes que ainda possuem dentes de suporte.
Permite um relativo conforto no uso, além dos benefícios para a higiene bucal devido a possibilidade de o próprio usuário poder removê-la para limpeza, sendo extremamente utilizada em reabilitações de pacientes que sofreram extrações.
Próteses sobre implantes
As próteses sobre implantes dentários são utilizadas para repor um, alguns ou até mesmo todos os dentes perdidos. Podem ser fixas ou removíveis. As fixas são parafusadas e/ou cimentadas sobre os implantes, enquanto as móveis possuem um sistema de encaixe tipo barra ou o’ring para fixação. Com a popularização dos implantes, essas estão cada vez mais predominantes no dia a dia odontológico.