ORTHOclínicas

Hábitos comuns que podem se nocivos saúde bucal

Hábitos comuns, como roer as unhas e palitar os dentes no longo prazo podem ser nocivos a sua saúde bucal, resultando em danificação à estrutura dos dentes e inflamação na gengiva. Vejamos alguns deles:

Abrir embalagens e garrafas com os dentes

Abrir embalagens ou garrafas com os dentes é um ato muito agressivo e a força excessiva utilizada pode causar fraturas e trincas nos dentes. Pra piorar, muitas vezes, a embalagem não abre, sendo então um prejuízo em vão.

Morder objetos

Pessoas estressadas e ansiosas costumam ter a mania de morder pontas e tampas de caneta para aliviar a tensão, mas assim como tentar abrir embalagens, o estresse causado na estrutura do dente pode resultar em trincas e fraturas.

Não escovar os dentes

Na correria do dia-a-dia é comum escovarmos rapidamente o dente durante o dia e deixamos para fazer uma boa escovação depois, quando já estamos mais tranquilos. Porém, é nesse intervalo de tempo que as bactérias se desenvolvem. Por isso, devemos escovar muito bem os dentes de quatro a cinco vezes ao dia, sem esquecer a língua, um dos lugares favoritos das bactérias.

Roer unhas

Outro hábito dos mais nocivos e inconscientes, característica dos mais nervosinhos, é roer as unhas, mas esse ato é extremamente prejudicial: provoca lascas e fraturas aos dentes; retrai a gengiva; encurta a raiz do dente; causa dores musculares.

Consumo de bebidas com corante

Consumir café, vinho ou qualquer outra bebida muito pigmentada com alta frequência é um dos hábitos pode tingir as camadas mais profundas dos dentes, tornando muito difícil e as vezes até impossível retomar a cor original.

Consumo de açúcar e ácido

Consumir refrigerantes, alimentos ácidos e açúcar desgastam o esmalte e a dentina, tornando os dentes mais sensíveis.

Palitar os dentes

Vemos em restaurantes e lanchonetes, muitos palitarem os dentes após a refeição, mas essa prática deve ser interrompida imediatamente, apenas o fio dental pode ser utilizado para limpeza entre os dentes. O hábito de usar palitos de dente danifica a estrutura dental, machuca a gengiva e ainda pode expor a raiz do dente.

Morder alimentos duros

Quando a nossa mãe dizia que não era pra morder bala dura ou pirulito, ela estava certa. Morder alimentos duros aumenta muito a chance de fraturar o dente e desgastar o esmalte e dentina.

Fumar

Nicotina e outras substâncias do cigarro diminuem a vascularização dos tecidos ao redor dos dentes, diminuindo a nutrição e proteção dos dentes. Além de outros riscos sistêmicos maiores.

Qualquer um desses hábitos nocivos acima pode prejudicar sua saúde bucal, causando problemas nos dentes e na gengiva. Se você costuma praticar alguns (ou alguns) desses está na hora de rever isso e assim, ter um sorriso sempre perfeito e saudável.

Posts Recomendados

Nova unidade ORTHOclínicas – Conceição da Aparecida-MG
No dia 17/11/23 foi inaugurada mais uma unidade da rede ORTHOclínicas, aumentando ainda mais a nossa presença de dominância na região sul de Monas Gerais. Falamos da ORTHOclínicas Conceição da
Leia Mais
Franquia Odontológica – a segurança do primeiro negócio
Adquirir uma franquia odontológica como a ORTHOclínicas pode ser uma excelente opção para um jovem dentista que está buscando iniciar sua carreira com sucesso e garantir um crescimento profissional sólido.
Leia Mais
Nova unidade ORTHOclínicas – Goiânia Praça Cívica – GO
No dia 01/04/23 foi inaugurada mais uma unidade da rede ORTHOclínicas. E para nossa imensa alegria, trata-se da nossa primeira unidade na região Centro-Oeste do Brasil. Trata-se da ORTHOclínicas Goiânia
Leia Mais
Cuidados pós extração de sisos
Hoje nós aqui da ORTHOclínicas queremos reforçar com vocês alguns dos principais cuidados pós cirúrgicos para pacientes que fazem extração dentária de sisos. Como sabemos, a extração dos sisos muitas
Leia Mais