Hábitos comuns, como roer as unhas e palitar os dentes no longo prazo podem ser nocivos a sua saúde bucal, resultando em danificação à estrutura dos dentes e inflamação na gengiva. Vejamos alguns deles:
Abrir embalagens e garrafas com os dentes
Abrir embalagens ou garrafas com os dentes é um ato muito agressivo e a força excessiva utilizada pode causar fraturas e trincas nos dentes. Pra piorar, muitas vezes, a embalagem não abre, sendo então um prejuízo em vão.
Morder objetos
Pessoas estressadas e ansiosas costumam ter a mania de morder pontas e tampas de caneta para aliviar a tensão, mas assim como tentar abrir embalagens, o estresse causado na estrutura do dente pode resultar em trincas e fraturas.
Não escovar os dentes
Na correria do dia-a-dia é comum escovarmos rapidamente o dente durante o dia e deixamos para fazer uma boa escovação depois, quando já estamos mais tranquilos. Porém, é nesse intervalo de tempo que as bactérias se desenvolvem. Por isso, devemos escovar muito bem os dentes de quatro a cinco vezes ao dia, sem esquecer a língua, um dos lugares favoritos das bactérias.
Roer unhas
Outro hábito dos mais nocivos e inconscientes, característica dos mais nervosinhos, é roer as unhas, mas esse ato é extremamente prejudicial: provoca lascas e fraturas aos dentes; retrai a gengiva; encurta a raiz do dente; causa dores musculares.
Consumo de bebidas com corante
Consumir café, vinho ou qualquer outra bebida muito pigmentada com alta frequência é um dos hábitos pode tingir as camadas mais profundas dos dentes, tornando muito difícil e as vezes até impossível retomar a cor original.
Consumo de açúcar e ácido
Consumir refrigerantes, alimentos ácidos e açúcar desgastam o esmalte e a dentina, tornando os dentes mais sensíveis.
Palitar os dentes
Vemos em restaurantes e lanchonetes, muitos palitarem os dentes após a refeição, mas essa prática deve ser interrompida imediatamente, apenas o fio dental pode ser utilizado para limpeza entre os dentes. O hábito de usar palitos de dente danifica a estrutura dental, machuca a gengiva e ainda pode expor a raiz do dente.
Morder alimentos duros
Quando a nossa mãe dizia que não era pra morder bala dura ou pirulito, ela estava certa. Morder alimentos duros aumenta muito a chance de fraturar o dente e desgastar o esmalte e dentina.
Fumar
Nicotina e outras substâncias do cigarro diminuem a vascularização dos tecidos ao redor dos dentes, diminuindo a nutrição e proteção dos dentes. Além de outros riscos sistêmicos maiores.
Qualquer um desses hábitos nocivos acima pode prejudicar sua saúde bucal, causando problemas nos dentes e na gengiva. Se você costuma praticar alguns (ou alguns) desses está na hora de rever isso e assim, ter um sorriso sempre perfeito e saudável.