ORTHOclínicas

Franqueador x Franqueado – Direitos e Deveres

As franquias estão cada vez mais comuns em todo o mercado brasileiro. Elas vão muito além de cadeias de lanchonetes e agora o sistema de franquias pode ser encontrado em clínicas médicas e odontológicas. Se você está considerando se tornar um franqueado, você sabe quais são os direitos e deveres do franqueador e do franqueado?

Fonte: Induced

Ao investir em uma franquia, tanto o franqueado quanto o franqueador precisam cumprir diversos deveres para que o contrato seja cumprido de forma correta. A franquia é um acordo entre as partes e ambos os lados precisam realizar tudo o que está de acordo para que a parceria seja efetiva e gere os resultados esperados.

Para ajudar você a entender melhor sobre os direitos e deveres de franqueados e do franqueador, estamos trazendo informações importantes e relevantes sobre o assunto.

Deveres e direitos do franqueado

Vamos começar pelos franqueados e quais os direitos que ele pode receber. Bom, como é de se imaginar, os direitos do franqueado incluem:

  • Permissão para utilizar a marca e identidade visual do franqueador;
  • Acesso ao treinamento, know-how, conhecimentos de mercados e atividades realizadas pela franquia;
  • Ter acesso a um modelo funciona de negócios e que já foi devidamente testado pelo franqueador.

Esses são direitos básicos, que representam a base da franquia. Porém, cada contrato conta com suas peculiaridades e alguns trazem muito mais benefícios para quem optar por determinada franquia.

Já em questão dos deveres, temos aspectos importantes, como:

  • Realizar o investimento exigido por parte do franqueador para ter acesso à marca e adequado o espaço físico às regras da franquia;
  • Manter o negócio funcionando de acordo com as normas e especificações da franquia;
  • Utilizar apenas os produtos, serviços e fornecedores definidos e/ou autorizados pela empresa franqueadora;
  • Pagar os valores estipulados em contrato para a aquisição e continuidade da franquia;

Assim como os direitos, existem também diversos deveres que devem ser estipulados através do contrato que é acordado entre as duas partes.

Deveres e direitos do franqueador

Assim como o franqueado, o franqueador tem direitos e deveres, tudo deve ser devidamente informado através de um contrato, onde é acordado o que cada parte deve realizar e como deve se prosseguir com a parceria.

De forma geral, o franqueador tem como direitos principais, receber pelo direito de uso de sua marca e de seu sistema de negócios, que é a taxa de franquia. Também é direito do franqueador receber comissão com base no lucro do franqueado (caso esse termo seja acordado dentro do contrato).

Também é direito do franqueador ter todas as suas regras e normas respeitadas e acatadas pelos franqueados.

Já os deveres do franqueador incluem:

  • Oferecer um modelo de negócios que tenha sido previamente testado em lojas e unidades piloto;
  • Estabelecer as Normas, Processos, Políticas e Padrões a serem observados pelos franqueados, no que se refere à implantação, operação e gestão das respectivas franquias;
  • Oferecer treinamento e capacitação para que todos os franqueados possam trabalhar de acordo com as normas, processos e sistemas determinados pelo franqueador;
  • Supervisionar e monitorar os franqueados para auxiliar em qualquer dificuldade;
  • Realizar investimento em marketing de acordo com o que for determinado pelo contrato.

Posts Recomendados

Nova unidade ORTHOclínicas – Conceição da Aparecida-MG
No dia 17/11/23 foi inaugurada mais uma unidade da rede ORTHOclínicas, aumentando ainda mais a nossa presença de dominância na região sul de Monas Gerais. Falamos da ORTHOclínicas Conceição da
Leia Mais
Franquia Odontológica – a segurança do primeiro negócio
Adquirir uma franquia odontológica como a ORTHOclínicas pode ser uma excelente opção para um jovem dentista que está buscando iniciar sua carreira com sucesso e garantir um crescimento profissional sólido.
Leia Mais
Nova unidade ORTHOclínicas – Goiânia Praça Cívica – GO
No dia 01/04/23 foi inaugurada mais uma unidade da rede ORTHOclínicas. E para nossa imensa alegria, trata-se da nossa primeira unidade na região Centro-Oeste do Brasil. Trata-se da ORTHOclínicas Goiânia
Leia Mais
Cuidados pós extração de sisos
Hoje nós aqui da ORTHOclínicas queremos reforçar com vocês alguns dos principais cuidados pós cirúrgicos para pacientes que fazem extração dentária de sisos. Como sabemos, a extração dos sisos muitas
Leia Mais