Os indicadores de desempenho na Odontologia são fundamentais para o bom andamento do negócio. Então se você tem uma clínica odontológica é importante que faça um diagnóstico e analise seus principais indicadores de desempenho na odontologia.
Quais são os principais indicadores de desempenho na odontologia?
Os indicadores de desempenho na odontologia, assim com em qualquer outro segmento de negócio são essenciais para que o gestor acompanhe o andamento geral das suas atividades. E não estamos falando apenas de indicadores amplos como retorno financeiro e satisfação de clientes, existem diversos apontamentos que podem ser cruciais para o seu negócio.
1 – Taxa de consultas agendadas, atrasos e cancelamentos
Em um consultório odontológico o número de pacientes é sempre um indicador importante. Quando falamos de indicadores de desempenho na odontologia, não podemos deixar de analisar todos esses números. As taxas de consultas agendadas reflete o fluxo geral da clínica e/ou consultório.
Mas são os indicadores de atrasos e cancelamentos que podem refletir mais fortemente no desempenho na odontologia. Por exemplo, se estão ocorrendo muitos cancelamentos, algum processo pode não estar de acordo.
2 – Retornos não confirmados
Da mesma forma que no caso anterior, se os pacientes não estão retornando para as consultas de retorno existe algo errado. É claro que sempre é necessário considerar uma margem de clientes que não retornam mas se esse percentual for muito elevado é sinal de que o desempenho na odontologia pode estar comprometido.
3 – Satisfação dos clientes e colaboradores
Uma empresa se faz a muitas mãos, então é importante mensurar se seus clientes e funcionários estão satisfeitos com o seu trabalho. O desempenho na odontologia passa em muito pela satisfação da equipe de dentistas e consequentemente reflete na satisfação dos clientes.
4 – Tempo nas filas de espera
Esse é um excelente indicador para analisar. Ele pode nos mostrar por exemplo se precisamos contratar mais profissionais ou agilizar os atendimentos para oferecer um serviço de qualidade. Se seus clientes precisam esperar muito tempo para se consultar podem procurar outra clínica que os atenda mais prontamente.
Da mesma forma, muitos encaixes afim de diminuir as filas no consultório podem gerar atrasos e comprometer a satisfação dos seus clientes. Então sempre é um excelente indicador de desempenho odontológico, verificar essa questão.
5 – Faturamento mensal da clínica
Claro que não poderíamos deixar de elencar os indicadores de faturamento. São essenciais para a manutenção do seu negócio, afinal são eles que pagam as contas. Então é importante avaliar se o faturamento da sua clínica está condizente com os gastos e com as margens de lucros planejadas. É um indicador de desempenho odontológico, que precisa ser analisado mensalmente e com muita atenção.
Agora que você já conhece quais são os principais indicadores, lembre-se de fazer um diagnóstico da sua clínica analisando os principais indicadores de desempenho na Odontologia. Se achar mais pertinente não hesite em contratar uma empresa especializada.
Outra boa alternativa é converter sua clínica em franquia, assim você terá todo o suporte de gestão de indicadores de desempenho odontológico da franqueadora, e tem a garantia de obter bons resultados.