Como todo mundo sabe, a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou no dia 11/03/2020 que o surto do coronavírus agora trata-se de uma “pandemia global”. Tanto pelos noticiários, quanto pela internet, circula muita desinformação, e é justamente por isso, que nós da ORTHOclínicas resolvemos falar sobre o assunto pra esclarecer o que os nossos atuais e futuros pacientes precisam saber sobre o COVID-19, ou coronavírus.
O que fazer para evitar o contágio pelo coronavírus?
- Lavar as mãos com frequência, com água e sabão. Álcool gel funciona também;
- Evitar aglomerações e manter distância das pessoas com tosse ou febre recente;
- Tossir cobrindo a boca e o nariz com o cotovelo flexionado, evitar tocar olhos, nariz e boca;
- Evitar ambientes fechados com pouca ou nenhuma circulação de ar natural;
- Evitar viajar para regiões onde houve grande incidência da doença, assim como evitar visitar pessoas que neles estiveram recentemente;
Quais são os sintomas do coronavírus?
Os sintomas são os mesmos de uma gripe comum. Pode ter febre ou não, tosse e dificuldade de respirar. Alguns pacientes relatam dor, congestão nasal, dor de garganta e diarreia.
O que eu devo fazer se suspeitar que estou doente?
Se você apresentar os sintomas compatíveis com a doença (febre, tosse, dificuldade para respirar) deve ligar para uma unidade de saúde, ou hospital, relatar sua dúvida e solicitar a visita de uma equipe. NÃO VÁ até o hospital ou postinho para evitar que você contamine as pessoa que lá estão.
Mas e na Odontologia, como fica? Posso iniciar ou continuar meu tratamento?
Nós da ORTHOclínicas já tínhamos na nossa rotina todas as boas práticas e recomendações da OMS para reduzir a exposição a quaisquer outras ameaças. Pra nós é fundamental proteger a saúde da nossa equipe, dos nossos pacientes e de suas famílias. Com o surto atual do COVID-19, apenas ajustamos algumas dessas práticos e mantivemos as demais já instauradas na nossa rotina:
- Atendemos com horário marcado evitando aglomerações na recepção
- Utilizamos sempre, em todos os atendimentos, apenas materiais descartáveis e instrumentais esterilizados.
- Mantemos constantemente limpas as áreas de uso comum, como recepção e banheiros, com água, sabão e álcool em gel nas dependências da clínica para assepsia das mãos.
- Atendimentos eletivos (não urgência) em pacientes maiores de 65 anos, se possível, estão sendo remarcados.
- Estamos realizando anamneses mais específicas, atentos a possíveis sinais e sintomas do COVID-19. Quem já está em tratamento também será questionado.
Na dúvida converse com seu dentista. Somos profissionais da saúde, e não entendemos só de boca. Num momento de crise como esse, é preciso combater as fakenews que inundam a internet.
Pânico não ajuda em nada. Juntos passaremos por tudo isso e em breve voltaremos à normalidade.
COMPARTILHEM essas informações com seus amigos e familiares. O coronavírus é uma realidade e a prevenção é dever de todos.