A ortodontia é a especialidade da Odontologia que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento das dentições, decídua (de leite), mista e permanente e seus desvios de normalidade, prevenindo, interceptando e corrigindo com aparelhos as más oclusões.
Quando usar aparelho ???
Apesar de não existir idade mínima para realizar a primeira consulta ao ortodontista, a época mais oportuna é por volta dos 6 anos de idade, quando se inicia a troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes, o que chamamos de fase da dentição mista.
O clínico geral ou o odontopediatra (dentista responsável pelo tratamento em crianças) normalmente estão preparados para detectar alguma alteração da normalidade e encaminhar o paciente para uma avaliação ortodôntica.
Hoje com o avanço da tecnologia, tratamentos podem ser feitos independentemente da idade do paciente, crianças, adolescentes, adultos ou pacientes da melhor idade, podem se beneficiar com a ortodontia.
Os dentes mal posicionados dificultam a higienização, favorecendo o acúmulo de tártaro e conseqüentemente problemas gengivais. Favorecem também o aparecimento de cáries e o desenvolvimento de funções e hábitos errados tanto mastigatórios como fonéticos. Podemos salientar também a sobrecarga da musculatura da mastigação, podendo levar a dores de cabeça e problemas de articulação temporomandibular – ATM.
O melhor momento para a realização de um tratamento ortodôntico é quando o problema é diagnosticado. No paciente adulto alguns cuidados especiais devam ser tomados e observados, principalmente em relação aos tecidos de suporte dos dentes, gengiva e osso.
Porque usar aparelho ???
Uma das principais funções do tratamento ortodôntico é restabelecer a oclusão dentária (perfeito engrenamento dos dentes superiores e inferiores), que é um dos fatores fundamentais para a correta mastigação, para uma boa nutrição, para a saúde sistêmica e bucal do paciente.
O tratamento com aparelhos em adultos pode ser mais lento e limitado, devido à alguns fatores. Entre eles podemos citar o crescimento ósseo já finalizado, problemas periodontais, perdas precoces de dentes e maior comprometimento das estruturas dentárias devido à presença de próteses ou restaurações extensas.
Apenas o ortodontista, especialista na área, poderá determinar a necessidade ou não de um tratamento ortodôntico. Com base em um correto diagnóstico, o profissional pode orientar o paciente na execução de um tratamento mais adequado. Isso alinha a expectativa do paciente com o objetivo de melhora da oclusão, e a devolução de um sorriso mais harmônico. Ao final terá uma boca mais saudável, uma aparência mais agradável e conseqüentemente uma melhor qualidade de vida.
Na rede ORTHOclínicas todas as nossas unidades contam com especialistas em ortodontia. Isso confere extrema qualidade aos tratamentos e tranquilidade aos pacientes que transformam seus sorrisos conosco.