ORTHOclínicas

Creme dental – você usa corretamente ???

O uso do creme dental é algo enraizado na nossa cultura e faz parte da higiene bucal da maioria das pessoas desde sempre. Mas você sabe qual a real função desse produto na limpeza de nossa boca? Pois é, poucos sabem que o intuito de se usar a pasta dental vai muito além de nos conferir um hálito perfumado e refrescante.

Durante a escovação dos dentes é importante usar o creme dental pois ele contém substâncias que inibem a ação de enzimas produzidas pelas bactérias, protegendo os dentes das cáries e auxiliando a saúde da boca em geral.

Dicas sobre a forma e quantidade certa de utilizar o creme dental:

  • Escove os dentes com pasta ao menos 5 vezes por dia, principalmente após as refeições e antes de dormir, a fim de impedir a proliferação de bactérias nocivas.
  • Evite molhar a escova após colocar o creme dental, pois pode formar muita espuma evitando o atrito necessário da escova com a superfície dentária.
  • Use uma escova macia e limpe bem todas as faces dos dentes, usando fio dental antes da escovação e enxaguante bucal logo após.
  • Use pouco creme dental, a quantidade ideal é aproximadamente o tamanho de uma ervilha.
  • Crianças devem ser sempre supervisionadas pois costumam colocar creme dental em excesso.

Consulte o seu dentista para verificar qual o tipo de creme mais adequado ao seu dente e sua boca. É possível que haja alguns efeitos colaterais após o uso de determinados cremes, como descamação na mucosa oral e sensibilidade dentária. Aqui na rede ORTHOclínicas nós sempre orientamos nossos pacientes para isso.

É importante também tomar muito cuidado com cremes dentais que fazem muitas promessas. Isso vale para os cremes que prometem clarear os dentes, pois esses são feitos com componentes abrasivos que, até podem eliminar algumas manchas superficiais, mas por outro lado podem também prejudicar a saúde da gengiva além de arranhar o esmalte dos seus dentes.

Posts Recomendados

Nova unidade ORTHOclínicas – Conceição da Aparecida-MG
No dia 17/11/23 foi inaugurada mais uma unidade da rede ORTHOclínicas, aumentando ainda mais a nossa presença de dominância na região sul de Monas Gerais. Falamos da ORTHOclínicas Conceição da
Leia Mais
Franquia Odontológica – a segurança do primeiro negócio
Adquirir uma franquia odontológica como a ORTHOclínicas pode ser uma excelente opção para um jovem dentista que está buscando iniciar sua carreira com sucesso e garantir um crescimento profissional sólido.
Leia Mais
Nova unidade ORTHOclínicas – Goiânia Praça Cívica – GO
No dia 01/04/23 foi inaugurada mais uma unidade da rede ORTHOclínicas. E para nossa imensa alegria, trata-se da nossa primeira unidade na região Centro-Oeste do Brasil. Trata-se da ORTHOclínicas Goiânia
Leia Mais
Cuidados pós extração de sisos
Hoje nós aqui da ORTHOclínicas queremos reforçar com vocês alguns dos principais cuidados pós cirúrgicos para pacientes que fazem extração dentária de sisos. Como sabemos, a extração dos sisos muitas
Leia Mais