ORTHOclínicas

Higiene bucal deve ser feita desde o nascimento

Vez ou outra nos deparamos com papais e mamães que não sabem, por falta de orientação, que desde o nascimento do bebê a higiene bucal deve ser uma preocupação constante para evitar problemas como as cáries, por exemplo.

A amamentação natural – no peito da mamãe – traz diversos benefícios à saúde do bebê, inclusive para o desenvolvimento muscular da face. Enquanto mama no peito, o bebê precisa respirar pelo nariz, morder, avançar e retrair a mandíbula.

Mesmo o leite materno sendo o alimento mais saudável que existe, as mães devem fazer a higiene bucal desde o nascimento do bebê. É de extrema importância a higienização da gengiva e da língua do neném após a amamentação. A limpeza deve ser feita com uma gaze ou fraldinha úmida, com movimentos circulares a fim de retirar resíduos do leite.

Com 6 meses de idade, os primeiros dentes começam a nascer, então a gaze deve ser substituída por uma dedeira de silicone, e aos 18 meses, com o nascimento dos primeiros molares, deve-se começar a usar escova dental infantil.

O uso de creme dental nessa fase é de escolha dos pais, se houver opção por utilizar, é importante que seja sem flúor, isso porque a criança pode engolir o creme durante a higienização. O creme fluoretado só deve ser incluído após 2 ou 3 anos de idade, quando a criança já consegue cuspir totalmente o excesso.

A primeira visita ao odontopediatra deve ser feita ainda na fase de gestação. Independente disso, o bebê deve ter sua primeira consulta aos 6 meses de idade, fase do nascimento dos primeiros dentes, e onde existe a possibilidade de haver alguma doença, tal como a cárie, que é transmissível.

Além da cárie de mamadeira, provocada pela ingestão de líquidos açucarados através mamadeira, que causa dor e consequentemente dificuldade de se alimentar, o bebê pode ser contaminado com a bactéria de cárie dos pais, que costumam soprar a comida ou experimentar no mesmo talher que a criança irá utilizar.

Na dúvida se está tudo bem com seus filhos, procure imediatamente o seu dentista de confiança e faça um check-up. Boca saudável, criança saudável.

Posts Recomendados

Nova unidade ORTHOclínicas – Conceição da Aparecida-MG
No dia 17/11/23 foi inaugurada mais uma unidade da rede ORTHOclínicas, aumentando ainda mais a nossa presença de dominância na região sul de Monas Gerais. Falamos da ORTHOclínicas Conceição da
Leia Mais
Franquia Odontológica – a segurança do primeiro negócio
Adquirir uma franquia odontológica como a ORTHOclínicas pode ser uma excelente opção para um jovem dentista que está buscando iniciar sua carreira com sucesso e garantir um crescimento profissional sólido.
Leia Mais
Nova unidade ORTHOclínicas – Goiânia Praça Cívica – GO
No dia 01/04/23 foi inaugurada mais uma unidade da rede ORTHOclínicas. E para nossa imensa alegria, trata-se da nossa primeira unidade na região Centro-Oeste do Brasil. Trata-se da ORTHOclínicas Goiânia
Leia Mais
Cuidados pós extração de sisos
Hoje nós aqui da ORTHOclínicas queremos reforçar com vocês alguns dos principais cuidados pós cirúrgicos para pacientes que fazem extração dentária de sisos. Como sabemos, a extração dos sisos muitas
Leia Mais