Antes de buscar respostas para essa pergunta, é preciso garantir que a propriedade de uma franquia odontológica seja algo que você deva considerar. Se assim for, atente para os detalhes que definirão qual é a melhor hora de se franquear.
Está na hora de abrir sua franquia odontológica, ou talvez esteja quase na hora. Por enquanto, você está esperando o local certo, as finanças se encaixarem e tempo livre aparecer magicamente para resolver problemas.
Tudo isso, e muito mais, é comum quando se abre uma franquia desse tipo. Qual é o melhor momento para investir também é uma questão que permeia o futuro franqueado. Ainda mais se for seu primeiro negócio com uma marca.
Então, podemos afirmar que há aspectos de tempo que você não pode controlar. Portanto, existe mesmo uma “melhor” época para abrir uma franquia odontológica? Talvez sim. Talvez não.
Determinando quando é a hora certa de abrir uma franquia odontológica
A visita ao dentista é uma ação que precisa ficar bem sinalizada no calendário de todo mundo. A consulta odontológica é uma ótima oportunidade para que os indivíduos revejam certos hábitos alimentares e de higiene.
É o momento oportuno para fazer a prevenção e identificação precoce das doenças que teimam em atacar dentes e gengivas. Tanto por isso, em termos gerais, pode-se dizer que não existe um momento certo para abrir uma franquia odontológica.
Contudo, existem particularidades que podem influenciar um franqueado quando este vai fechar negócio. Os fatores externos são bons exemplos. É preciso fazer alguns questionamentos, como:
- Existem muitos dentistas se aposentando ou saindo do mercado das clínicas particulares em sua região?
- Existe o capital suficiente para investir e manter a franquia odontológica até que gere lucros?
- O franqueado possui o perfil empreendedor, ainda mais não sendo profissional do ramo odontológico?
- O franqueado se sente apto, preparado para gerir esse tipo de negócio?
O que se pode fazer para acertar o momento
Antes de entrar muito fundo, tirando conclusões a respeito, há algumas considerações de última instância que você pode fazer.
Observe as franquias odontológicas semelhantes, seja a mesma marca ou um concorrente, mesmo de um local externo. Veja como elas se saíram. Quando essas franquias abriram e como os negócios foram refletidos naquele momento?
Pesquisar o mercado é essencial. Mais importante ainda, mantenha a mente aberta, pois os negócios podem mudar com ou sem o seu consentimento.
Se você está trabalhando para abrir sua franquia odontológica, chega um momento em que é simplesmente hora de abrir. Não importa qual seja a época do ano ou o estado da crise financeira que o país enfrenta.
É preciso entender que o pensamento mais importante quando se opta por esse tipo de negócio é se manter motivado. Prepare-se para trabalhar com força total, com empenho, e depois, apenas aproveite e colho os bons frutos que isso renderá.
Para saber mais sobre franquia odontológica e escolher um modelo certo para você, entre em contato conosco hoje mesmo. Ficaremos felizes em te atender em qualquer um dos nossos canais!