[vc_row][vc_column][vc_column_text]O setor de franquias é uma dos que mais cresce no Brasil. Isso porque oferece uma gama de vantagens em relação às modalidades de negócio tradicionais. Mas como escolher uma franquia? Veja nossas dicas para não errar na hora da escolha.
Motivos para investir em uma franquia
Se você está pensando em abrir seu próprio negócio e tem dúvidas se as franquias são uma boa opção eu lhe asseguro que sim. Para comprovar, veja alguns motivos para que você invista em uma franquia:
- Gestão menos complexa, uma vez que sua empresa irá receber todo amparo da franqueadora;
- Produtos e serviços já reconhecidos e testados no mercado;
- Público alvo definido e clientes que já conhecem a marca;
- Rede de fornecedores homologados, com valores exclusivos para franqueados;
- Campanhas de marketing ativas e coordenadas;
Esses são apenas alguns dos motivos que fazem das franquias um ótimo negócio. Mas e como escolher uma franquia? E sobre isso que vamos falar agora.
Como escolher uma franquia?
Basta uma busca rápida para nos depararmos com inúmeras opções de franquias disponíveis no mercado e embora essa diversidade seja um bom indicativo, ela pode nos confundir em como escolher uma franquia. Por isso elaboramos algumas dicas que podem lhe auxiliar na escolha.
1 – Escolha por afinidade
Para que o seu negócio tenha sucesso é importante que quando estiver se questionando como escolher uma franquia, você pense em suas competências técnicas, naquilo que você realmente é bom e principalmente, se faz sentido você trabalhar com uma marca que possui esses valores. Escolher por afinidade ajuda no processo de identificação com o seu produto ou serviço.
2 – Prefira uma franquia reconhecida pelo mercado
Quando você opta por um franquia com um nome forte e reconhecido no mercado, o processo de iniciação do seu negócio é mais fácil. Isso porque uma marca de renome já traz consigo clientes em potencial e a credibilidade que o seu negócio merece. Então vale a pena pagar um pouco mais para ter uma marca já consolidada para sua empresa.
3 – Analise o retorno financeiro
Normalmente as franquias são negócios rentáveis, principalmente quando se trata de negócios de grandes marcas. Mas antes de investir seus esforços e seu dinheiro, vale a pena fazer uma análise minuciosa do mercado e avaliar se realmente vale a pena investir neste segmento. No mercado odontológico, por exemplo, quando o plano de negócios é seguido, o retorno do investimento vem rápido e a taxa de lucratividade é bastante interessante.
4 – Evite o saturamento do mercado
Quando se pensa em como escolher uma franquia, também é necessário avaliar o mercado local. Escolher um segmento que já esteja saturado no mercado e que não se diferencie em nada da concorrência pode ser um tiro no pé. Então aproveite oportunidades, abra sua mente e busque novas alternativas. Assim as chances de sucesso serão maiores.
Em que franquia investir?
Bom, além de como escolher uma franquia é necessário pensar em que modalidade investir. Então considerando as dicas anteriores, busque algo que torne a vida das pessoas da sua comunidade mais fácil e que deixará você realizado. Por exemplo, se na sua cidade ou bairro o mercado de Odontologia ainda se comporta à moda antiga, onde o dentista precisa estar 100% do seu tempo sentado no mocho para que o negócio funcione, talvez seja um excelente opção escolher uma franquia odontológica.
Ser uma referência em serviço de qualidade, com preços justos agrega muito valor à comunidade e as pessoas abraçam a nossa causa, e isso é uma grande passo para um negócio de sucesso.
Agora é com você! Faça uma pesquisa detalhada, siga nossas dicas de como escolher uma franquia, e conte com a gente quando for começar o seu negócio. Boa sorte![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_empty_space height=”50px”][/vc_column][/vc_row]